Palestrantes

Foto_Adalberto Febeliano

ADALBERTO FEBELIANO – MODERN LOGISTICS

Engenheiro, passou pela Mesbla Aviação, Líder Aviação, GE Celma, Azul Linhas Aéreas e foi o principal executivo da ABAG. Pós-graduado em administração pela FGV, em São Paulo, e Mestre em Engenharia de Produção, com concentração na área de Economia do Transporte Aéreo. Professor licenciado de Economia do Transporte Aéreo e de Planejamento do Transporte Aéreo na Universidade Anhembi Morumbi. Juntou-se à ModernLogistics S/A no início do projeto.


Foto_Airton Jr

AIRTON NOGUEIRA JUNIOR – ABEAR

Airton Nogueira Pereira Junior é graduado em Administração de Empresas com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente cursa mestrado em Administração Pública na FGV. Ele trabalhou na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), instituição a qual serviu desde 2010 atuando como coordenador de Projetos. Entre 2006 e 2010, foi Secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo.  Em sua trajetória Airton acumula ainda experiências como secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra dos Reis, subsecretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio de Janeiro e diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da EMBRATUR, entre outras atividades.


Foto_Alberto de Pinho

ALBERTO PINHO – ANAC

Estudou Engenharia Civil e Admnistração de Empresas, na Universidade Presbiteriana Mackenzie; e MBA Executivo em International Business na Business School São Paulo. Foi Supervisor Operacional de Estações no Metrô de São Paulo por 3 anos e a partir 2010 tornou-se Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC.


Foto_Andreas Montag

ANDREAS MONTAG – FRANKFURT AIRPORT SERVICES WORLDWIDE

Andreas é Gerente Sênior de Projetos na Fraport AG, focando nas atividades e projetos da Fraport no mercado de aviação brasileiro. Ele é especialista em projetos de  preparação operacional e transfer aeroportuário (ORAT) e possui Masters em Finanças e Negócios Internacionais pelas universidades Helsinki e Cologne.


Foto_Augusto Macedo dos Santos

AUGUSTO SANTOS MACEDO – ROCKWELL COLLINS

É o diretor geral da área de vendas para Aeroportos da Rockwell Collins’ ARINC para a América Latina. Já ocupou várias posições de liderança em empresas como a SITA, NCR e empresas de Telecomunicações, nas áreas de Vendas, pré-vendas, Gestão de Projetos e Gestão de Produtos. Tem MBA em Estratégia e Finanças Corporativas peal Emory University – EUA, mestrado em Admininstração pela Fundação Getúlio Vargas e diploma em Engenharia de Telecomunicações Universidade da Califórnia, Berkeley e é Engenheiro Eletrônico pela UFBA e possui outras certificações do setor.


bruno pereira

BRUNO PEREIRA – RADAR PPP

Sócio da Radar PPP. Bacharel em Direito pela PUC/SP e Mestre em Direito Constitucional pela USP. Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP, instituição em que atuou como pesquisador . Também possui experiência como pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da FGV. Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP, colaborando com as atividades da Superintendência Jurídica. Foi sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atuou como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. É coordenador do portal PPP Brasil (www.pppbrasil.com.br).


ebner

CARLOS EBNER – IATA

Formado em administração de empresas pela Faculdade Candido Mendes no Rio de Janeiro com extensão em finanças no IBMEC-Rio. Atualmente exerce a posição de Diretor para o Brasil da IATA – International Air Transport Association. Entre outras experiências consta em seu curriculum: membro do Comitê Finanças da Iata, Chairman do Cargo Star Alliance e membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.


0Foto_Clarissa-Costa-nova

CLARISSA BARROS – ANAC

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG, do Ministério do Planejamento (2006). Mestrado em Economia do Setor Público, pela Universidade de Brasília – UnB (em curso), graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB. Foi Chefe da Assessoria da Presidência da ANAC (2011/2015); Diretora de Regulação e Concorrência da Aviação Civil, na Secretaria de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil/PR (2011); Gerente Técnica de Tarifas Aeroportuárias, da Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado/ANAC (2010/2011); Assessora da Diretoria de Regulação Econômica/ANAC (2009/2010); Assessora da Diretoria de Relações Internacionais/ANAC (2008/2009) e Coordenadora da Divisão de Estudos de Aviação Civil, do Departamento de Política de Aviação Civil, na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa (2007/2008).


Foto_Elbson Quadros

ELBSON QUADROS – SITA

É Vice Presidente de Vendas na SITA. Atua nas áreas de segurança de fronteiras, aeroportos, controle do espaço aéreo, e é responsável pelo relacionamento com entidades governamentais no País. Tem passagens pelas empresas Sabre, IBM, Indra e Atech (Grupo Embraer). Sua experiência inclui Gestão Estratégica em TI, Vendas, Desenvolvimento de Negócios e Inovação. Possui MBA pela Universidade do Texas – EUA, Mestrado em Ciência da Computação pela UNICAMP e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa.


Foto_Elvio Dutra

CEL. AVIADOR ELVIO CARLOS DUTRA – CINDACTA I

É coronel aviador da FAB. Possui dupla graduação: bacharel em ciências aeronáuticas pela AFA (Academia da Força Aérea) e engenheiro eletrônico pelo ITA. Tem também duas pós-graduações: MBA em gestão estratégica de negócios pela ESPM e mestrado em telecomunicações pela TUD (Technische Universität Darmstadt) na Alemanha. Ocupa atualmente o cargo de Chefe de Operações do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo.


FABIO RABBANI

FABIO RABBANI – ANAC

Atualmente é Especialista em Regulação e Gerente Técnico de Facilitação e Nível de Serviço da ANAC. Foi Coordenador de Estudos e Projetos da Superintendência de Transportes e Trânsito de Aracaju, Diretor de Planejamento da Secretaria de Transportes e Integração Metropolitana de Sergipe, Gerente de Infraestrutura Aeroportuária da SAC do Ministério da Defesa. Lecionou a disciplina “Engenharia de Tráfego” no curso de pós-graduação de Gestão de Trânsito da Faculdade São Luis.

aie_Francisco_Lyra_p2

FRANCISCO A. LYRA – CFLY AVIATION

Atua como piloto, comandante, piloto-chefe, diretor de operações e acumulou mais de 17.000h de vôo em jatos executivos e aviões comerciais. Sócio-diretor da CFLY Aviation. Sócio do projeto do Novo Aeroporto Executivo de Sao Paulo – NAESP / CATARINA, com a Construtora e incorporadora JHSF. Ex-Presidente da ABAG e atual Conselheiro Honorário. Ex membro do Conselho do IBAC, Ex membro do Standards Board do IS-BAO – Código de boas praticas da aviação executiva. Parceiro estratégico no Brasil da Embry-Riddle Aeronautical University e da Jet Aviation.

Foto_Guilherme Afonso

GUILHERME AFONSO – SAC

Graduado em engenharia elétrica pela UnB, tem especialização em engenharia de software pela Unicamp e mestrado em engenharia mecânica e aeronáutica pelo ITA. Há 14 anos no setor de aviação, tendo passado pela EMBRAER, ANAC e atualmente na SAC/PR, onde ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Gestão Aeroportuária.


guilherme moura

GUILHERME MORA RAMALHO – SAC

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, pós-graduado em Administração na Escola de Governo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, na Escola de Governo da Universidade de São Paulo (USP). Foi Assessor da Casa Civil da Presidência da República, na área de Infraestrutura e é atualmente Secretário Executivo da Secretaria de Aviação Civil.


Foto_Jorge Lobarinhas 

JORGE LOBARINHAS- VIRACOPOS S.A.

Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP, com extensão em Marketing no INPG – SP, MBA em Varejo no IBMEC-RJ e MBA em Logística no COPPEAD- UFRJ. Atualmente Diretor Comercial na Aeroportos Brasil Viracopos S.A. – Aeroporto de Viracopos – Campinas SP, onde também atuou como Gerente de Processos Logísticos. Entre outras experiências, trabalhou por 10 anos na área de comercial, varejo e franquias na Petróleo Ipiranga e por mais de 10 anos como Diretor de Logística no Grupo Brasiliense.


juliano alcantra

 

JULIANO NOMAN – SAC

É economista, formado pela Universidade de Brasília. Servidor público de carreira da ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado, Superintendente de Regulação Econômica dessa Autarquia, Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR. Atual Secretário de Navegação Aérea Civil da Presidência da República, assessora o Ministro de Estado.


Foto_Luiz Carlos Moreira

LUIZ CARLOS MOREIRA – SAIPHER

É Sócio-Diretor de produtos da empresa Saipher ATC. Atuou como Controlador de Tráfego Aéreo por 31 anos no SRPV-SP, TASA e INFRAERO, exercendo as atividades de Controlador na Torre Congonhas, RADAR APP-SP e Torre Guarulhos, onde exerceu também as funções de Instrutor e Supervisor de TWR.


Foto_Marcal Golart

MARÇAL RODRIGUES – INFRAERO

Formado em Educação Física (FIG); pós-graduado em Gestão Aeroportuária (UNB). Na Infraero já desempenhou várias atividades de coordenação e gerência. Exerceu, também, os cargos de superintendente Adjunto da Regional Centro-Oeste (2007 a 2008); superintendente de Gestão Aeroportuária Sede (2008 a 2014). Assumiu a Diretoria de Aeroportos em abril de 2014.


Foto_Marcelo Lima

MARCELO LIMA – ANAC

Tem MBA em Finanças e Planejamento Empresarial pela Universidade Federal de Uberlândia.
É coordenador da Operação Olimpíadas e Paralimpiadas. Foi o coordenador das Operações Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Rio +20, Operações Fim de Ano de 2012 a 2016, Operações Carnaval 2013 a 2016 e diversas operações conjuntas com órgãos de segurança pública. Foi instrutor e coordenador técnico de diversos cursos de formação de Inspetor de Aviação Civil. Foi professor-tutor de diversas disciplinas no curso de Administração e de Administração Pública da Universidade Federal de Brasília – UnB.


Foto_Mariana Sitta

MARIANA SITTA – RIOGALEÃO

Mariana Sitta é formada em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com intercâmbio pela Politecnico di Torino.
Mariana desenvolveu sua carreira com foco em análise de viabilidade de negócios e da qualidade de serviços. Iniciou sua trajetória profissional na Gafisa, como estagiária, seguindo para a Método Engenharia, e, pelo Programa de Trainee, ingressou no Grupo CCR, no qual atuou na área de Novos Negócios, iniciando ali sua atuação na área aeroportuária.
Em 2013, ingressou na Odebrecht Transport, compondo a equipe que promoveu os estudos para a conquista da concessão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão.
Em 2014, já na Concessionária Aeroporto Rio de Janeiro, atuou na transição público-privada do Aeroporto do Galeão, assumindo a Gerência de Planejamento Estratégico. As suas principais responsabilidades são estruturar e acompanhar indicadores do negócio para promover da melhoria contínua dos serviços prestados aos Clientes do aeroporto e desenvolver o planejamento integrado do plano operacional para recebimento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Seu principal desafio é superar as expectativas dos passageiros em suas diversas interações com o aeroporto.


mauricio moyses

MAURÍCIO MOYSES – MOYSES & PIRES ADVOGADOS

Sócio do escritório Moysés & Pires Advogados, Mestre em direito empresarial pela USP, especialista em projetos de concessões e parcerias público-privadas, coordenador jurídico dos estudos utilizados pela ANAC nas concessões de aeroportos federais e de grandes projetos de infraestrutura federais e estaduais.


Foto_Miguel Dau 

CMTE. MIGUEL DAU – GRU AIRPORT

É economista, formado pela Universidade de Brasília. Servidor público de carreira da ANAC, foi Gerente de Acompanhamento de Mercado, Superintendente de Regulação Econômica dessa Autarquia, Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República – SAC/PR. Atual Secretário de Navegação Aérea Civil da Presidência da República, assessora o Ministro de Estado.


Foto_Niclas

 

NICLAS SVEDBERG – ADB SAFEGATE

Atual Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Safegate do Brasil, membro do Grupo Safegate. Formado em Informática pela Universidade de Lund na Suécia. Larga experiência em gerenciamento de projetos em aeroportos no mundo, bem como responsabilidade técnica de projetos de implementação de sistemas ATC como Gate/Apron Management  e A-SMGCS entre outros.


CV_Paulo Barcellos 

PAULO BARCELLOS – RIOGALEÃO

Coordenador de operações da RIOgaleão, liderando o projeto de implantação do Apron Control. Oficial CTA da reserva Força Aérea, onde serviu por 39 anos. É elemento credenciado CTAPV CENIPA. Pós-graduado em Direito Aeronáutico pela Universidade Estácio de Sá. Atuou como Controlador de Tráfego Aéreo e Supervisor na TWR Galeão e Controle Rio Radar e Não-Radar. Especialista em Responsabilidade Civil e Penal no ATC e no ATFM. Exerceu as funções de Chefe da Torre Galeão, APP-RJ e Seção de Operações do DTCEA-GL. Participou da gestão estratégica e tática dos fluxos aéreos de grandes eventos no Brasil. Participou da implantação dos CGA de Palegre, Guarulhos, Brasília e Curitiba. Atuou como coordenador operacional do serviço de Hangaragem a Céu Aberto prestado pela C-Fly no TPS-5 do Galeão, durante a Copa do Mundo.


Foto_PH Possas

 

PAULO HENRIQUE POSSAS – SAC

Atual Diretor de Gestão Aeroportuária da SAC/PR, Secretário-executivo da CONAERO e Membro do Conselho de Administração da INFRAERO, formado em engenharia elétrica pela PUC com MBA em gestão por processos pela ESPM,  Gestão da Aviação Civil pela UNB e mestre em Gestão da Inovação pela UFRGS. Atuou também em cargos importantes na Varig e ANAC.


IMG_23022016_120103

 

SÉRGIO MARTINS – SAAB

Sergio Martins é graduado em Engenharia, com MBA em Marketing, Administração e Comércio Exterior. Sergio iniciou sua carreira como Controlador de Tráfego Aéreo. Posteriormente, trabalhou como Despachante Operacional de Voo e Engenheiro de Operações até ingressar no mundo dos negócios, trabalhando em diversas empresas multinacionais do setor de transporte aéreo. Ao final de 2014, Sergio assumiu a responsabilidade pelos negócios da Saab, na área de Gestão de Tráfego Aéreo na América Latina.


aie_ThomazAssumpção_pl_p2 2 

THOMAZ ASSUMPÇÃO – URBAN SYSTEMS

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e atual presidente da Urban Systems Brasil. Consultor de lógica urbana do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU-USP) e professor do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Imobiliário da Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM-USP).


Frankfurt Airport Services Worldwide